quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Obras de expansão da distribuição de água da Cosanpa será retomada em Itaituba

    Na tarde do dia 16 de Julho, o Deputado Estadual e candidato à reeleição Hilton Aguiar, esteve reunido com o Governador do Estado, Simão Jatene. Na oportunidade o parlamentar foi informado da retomada da uma importante obra para a população de Itaituba, que é a ampliação do sistema de distribuição de água da Cosanpa no município.
    O contrato entre a Companhia de Saneamento do Pará e a construtora que venceu a nova licitação, foi assinado no dia 09 de Julho (quarta-feira), a obra que vai melhorar e ampliar o abastecimento de água no município de Itaituba. 


    Será ampliada a captação do rio Tapajós e substituído um trecho da atual da adutora de 500 mm. Está prevista também a implantação de 240 metros de adutora de água tratada e a construção de uma Estação de Tratamento de Água-ETA- tipo convencional com estágio floculação, decantação e filtragem. No novo projeto, será construído também um reservatório apoiado de 2.000 m³, uma elevatória de água tratada, 23 km de rede de distribuição, permitindo a ampliação de mais 1.950 ligações domiciliares, para atender uma população de 18 mil habitantes. A Obra está contratada por R$ 11, 35 milhões de reais e deverá ser iniciada em novembro deste ano. A previsão é de ser concluída em 18 meses, ou seja, em maio de 2016.


    A obra da Cosanpa em Itaituba foi paralisada por aproximadamente 15 meses, devido a necessidade de reavaliação do projeto, na área em que será construída a Estação de Tratamento de Água. A intenção era eliminar totalmente o risco de eventual deslizamento de terra. Devido a característica do terreno, será executado um trabalho de contenção. “Entendemos o transtorno causado pelo atraso da obra, mas estamos seguros de que a obra será entregue à população sem nenhum risco futuro, “ diz o Diretor de Expansão e Tecnologia da Cosanpa, Flávio Proença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário