quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Câmara aprovou a criação de nova secretaria


   O projeto de lei do Executivo chegou ontem à Câmara, com pedido para a dispensa de prazos. Desse modo, hoje, foi criada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo. Com isso, a mineração será desmembrada da secretaria de meio ambiente, o que já deveria ter acontecido há bastante tempo.

   Mineração e Meio Ambiente não devem ser parte da mesma secretaria, pois há interesses conflitantes. Houve muita discussão, sobretudo porque a nova secretaria não está sendo contemplada no orçamento de 2015, o que se continuasse assim a transformaria em uma secretaria fantasma.

   Ficou acertado que o orçamento que está na Câmara para ser votado, será devolvido para que sejam feitos os devidos ajustes pela prefeitura, para que a nova secretaria esteja incluída no mesmo, podendo ter vida própria.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Deputado Estadual Hilton Aguiar reivindica conclusão de obras importantes na Região Oeste

Deputado Estadual Hilton Aguiar e Vilmos Grunvald, Sec. Especial de Infraestrutura

   Na manhã da ultima sexta -feira, 21, o Deputado Estadual Hilton Aguiar (Solidariedade), esteve reunido com o Secretário Especial de Infraestrutura, Vilmos Grunvald, e a principal cobrança foi sobre a continuidade das obras na região Oeste do Estado, como a Conclusão do Hospital Regional do Tapajós, Terminal Hidroviário, Escolas de Ensino Médio e aquisição de mais asfaltos para Itaituba.

Engenheiro contesta trabalho porco no trecho urbano da Transamazônica

   É uma vergonha a obra de pavimentação do trecho urbano de Itaituba, que está sendo executada pelo 8° BEC. Os recursos, na ordem de R$ 6.732.213,43, foram repassados integralmente ao batalhão, no início do contrato, conforme Instrução de Pagamento N° 08842/2014 emitida em 01/08/2014 pelo DNIT, e o que observamos é uma obra de péssima qualidade, em todos os aspectos. Materiais inadequados, serviços mal executados, e sem nenhuma fiscalização por parte do DNIT.

   As obras são sinalizadas com barricadas improvisadas com pneus velhos e galhos de árvores, como se pode observar na foto abaixo.


   A pavimentação com TSD (Tratamento Superficial Duplo) está sendo executada com brita calcária, sem a resistência requerida para o pavimento da rodovia. 

   A obra que se encontra ainda na metade de seu cronograma, já está recebendo operações de tapa buraco, como pode ver no registro abaixo.


   Não podemos aceitar essa situação passivamente, pois custo social tem sido muito elevado, com vítimas fatais e prejuízos incalculáveis ao comércio e à nossa população em geral, que necessariamente tem que transitar nesta via diariamente. Precisamos mais do que nunca retomar o movimento que deu causa à ação em curso na Justiça Federal, e cobrar um firme posicionamento de nossas autoridades.





Atentar para os itens INSTALAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS e MANUTENÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS que nos custarão R$ 1.970.896,39, ou seja, quase 1/3 do valor da obra(29,27%). É um verdadeiro absurdo! 

Via: Blog Norton Sussuarana

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Falta de merenda escolar

   A secretária de educação, professora Usalda de Miranda, concedeu entrevista ao telejornal Focalizando, da TV Tapajoara (sbt), há poucos instantes, quando falou a respeito do problema da falta de merenda, problema que vem se arrastando faz muitas semanas.


   Usalda disse que respondeu aos questionamentos do Ministério Público a esse respeito, e que aconteceram alguns problemas, que já foram sanados. A secretária, em tom firme, disse que é fácil criticar. Difícil é fazer (N. do B- Mas o slogan deles não era 'SEI COMO FAZER E VOU FAZER'? Desaprenderam?!!!). Afirmou que desconhece haver superfaturamento na compra de merenda, como acusou o vereador Peninha, na Câmara.

   Mal acabou de sair a reportagem, choveram telefones de diversas escolas para o programa, informando que está faltando merenda na escola Djalma Serique, no Paraná Mirim, onde faz tempo que não aparece merenda por lá e também de Pimental, que aliás, deveria ser responsabilidade de Trairão.

   Como se vê, a emenda ficou pior do que o soneto, e pelo visto, tanto Usalda como a prefeita Eliene Nunes estão com um nó difícil de ser desatado. Diante de tantas novas denúncias, o Ministério Público deverá aprofundar sua investigação sobre a falta de merenda escolas em muitas escolas de Itaituba.

Via: Blog Norton Sussuarana

terça-feira, 18 de novembro de 2014

MPE acata denúncias do Sintepp sobre falta de merenda nas escolas

   A Secretária Municipal de Educação, de Itaituba, Uzalda de Miranda, enviou relatório para a Promotora Pública, Dra, Renata Fonseca de Campos, informando que o município de Itaituba está cumprindo com suas ações quanto à merenda para as escolas, assim como o trabalho de implantação de um poço artesiano para a Escola Águia do Saber (que já estaria com o problema sendo sanado), dentre outras medidas que desmentem as críticas que vem sendo feitas pela mídia local e contestam fiscalizações do Sintepp.
Professora Antonia Suely, do Sintepp, denuncia irregularidades na Semed

   A Promotora Pública enviou ofício repassando as alegações do Município encaminhado ao Coordenador de Finanças do Sintepp, Celso Noronha Neuton. Mas o Sintepp não aceitou as argumentações da secretária Uzalda de Miranda e pediu o acompanhamento do Ministério Público nas próximas fiscalizações que serão feitas “in loco” nas escolas. A reboque das fiscalizações, o Sintepp também encaminhou ofício para a Semed solicitando uma audiência para o próximo dia 03 de dezembro deste ano. O ofício de nº 0206/2014, assinado pela coordenadora geral Antônia Suely elenca 18 itens que precisam ser esclarecidos pela secretária Uzalda de Miranda.

   Entre os itens citados no ofício, o Sintepp relacionou que a Semed informe com clareza e transparência sobre prestação de contas do FUNDEB (Com relatório sintético das receitas e despesas com folha de pagamento dos 40% e 60%, PRESTAÇÃO DE CONTAS dos 25% da contrapartida do Município, relatório das receitas e despesas do Programa PNAE de janeiro a outubro de 2014 com relação das empresas prestadoras de serviços, documentos de licitação, estatística do número de alunos atendidos pelo programa, escola e rotas realizadas pelos transportes, assim como relação dos veículos prestadores de serviço de transporte escolar.

   Para Antônia Suely Souza, as informações prestadas pelo Município não são convincentes e demonstra que há até um certo descaso e foi preciso essa medida exigindo os fatos com os mínimos detalhes, ressaltando, ainda, que também foi pedido o envio de relatório sintético concernente de janeiro a outubro deste ano sobre o Programa Mais Educação quanto ao preço dos seguintes produtos que estão sendo comprados pela Semed, tais como macarrão, frutas, legumes, feijão arroz, carne, e também exigência de melhor armazenamento destes produtos já que são itens adquiridos com dinheiro do PNAE, não devendo ocorrer desperdícios com verba pública.

   Sobre os servidores da educação, o Sintepp está exigindo, via ofício, que a Semed encaminhe relação nominal de todos os servidores lotados na Semed, especificamente os professores em desvio de função. São muitos questionamentos que incluem também informações sobre como vai ficar a escola Mão Cooperadora I, e qual o prazo estabelecido para a construção da Escola da 11ª Rua, Bela Vista. O documento também pede que o Município informe qual a situação geral do último concurso, número de convocados por setor e segmento previsto de convocação dos técnicos educacionais e outros cargos aprovados.

   Sobe as denúncias que foram encaminhadas ao Ministério Público, Antônia Sueli disse que as denúncias foram acatadas sobre a falta de merenda nas escolas da rede pública, assim como também a falta de água potável que tem trazido transtornos aos alunos e que a Promotoria de Justiça também estará acompanhando uma comissão do Sintepp nas fiscalizações que serão intensificadas até que tudo seja posto em pratos limpos de uma vez por todas.


Na Escola Gilda Lima o caos é total. Falta água, não tem merenda e freezer está queimado


   ESCOLA GILDA LIMA DO CARMO SEM ÁGUA, SEM FREEZER E SEM MERENDA: Na manhã de terça-feira (11), nossa reportagem foi procurada por pais de alunos daEscola Gilda Lima do Carmo, localizada no Bairro da Paz, informando que a mesma estava sem água e sem merenda escolar.

   De posse da informação, a reportagem esteve no local e comprovou a denúncia. Realmente a escola estava sem merenda, sem água e para completar com os frízeres da escola com problemas. Ao chegarmos à escola encontramos uma equipe da (SEMED) trabalhando para resolver o problema da água. Segundo informações, há vários dias a Escola estava sem água, com isso não dava para fazer nem suco para os alunos.

   Os trabalhos estavam sendo coordenado elo professor Sérgio Castro, que nos falou que o problema da água seria resolvido ainda na terça-feira e, com relação ao freezer a diretora da escola já estaria autorizada a levar para um técnico consertar. Funcionários nos relataram que a merenda foi envidada para escola, mas teve que ser devolvida porque não tinha onde armazenar os frangos. A direção da escola vem cobrando constantemente da Secretaria Municipal de Educação melhorias na escola. 

Com informações e foto de Junior Ribeiro.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Indígenas Reivindicam na Câmara Municipal



   Indígenas da etnia Munduruku que vivem na aldeia da Praia do Índio estiveram na Câmara Municipal na manhã de hoje. Alguns representantes fizeram uso da tribuna por 10 minutos, quando reclamaram das condições da Estrada do BIS, a qual eles usam todos os dia.

   Eles estiveram acompanhados do casal Haroldo e Márcia Bieri, que são membros de uma missão da Igreja Batista, que faz trabalho de evangelização e de assistência social aos índios. Os indígenas pediram a ajuda dos vereadores, citando que no verão sofrem com a poeira e no inverno com a lama, e para completar, ainda não são respeitados pelos motoristas de carros de todos os tamanhos que trafegam por aquela importante via.

   Eles chamaram atenção para a possibilidade da Estrada do BIS vir a ser novamente interditada pelas águas do Tapajós, no inverno que está para chegar. Disseram que a solução será a construção de uma ponte. Também lembraram que as empresas que usam a via diariamente, como é o caso de transportadoras, de caminhões-tanque e empresas de materiais de construção também devem colaborar para a manutenção.

   Chamou atenção dos presente a fala de alguns integrantes da representação indígena, dentre eles o professor Isaias, usando o idioma nativo deles. O professor Isaias fez a tradução.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Assassino de Boboya pega pena de 18 anos

   Terminou o julgamento de Leandro Coelho, assassino do promotor de eventos conhecido como Boboya. O juiz Sidney Falcão proclamou a sentença de 18 anos em regime fechado, dos quais ele já cumpriu um.



   O advogado de Leandro, José Luiz, disse que a defesa se considera satisfeita com a pena, uma vez que o Ministério Público pediu a pena máxima para o caso que é de 30 anos.
   O advogado Moisés Aguiar representou a API, que se empenhou muito para que o criminoso fosse preso, o que aconteceu quase 30 dias após o assassinato, e pelo julgamento célere de Leandro. De acordo com as leis brasileiras, se tiver bom comportamento, dentro de cinco anos Leandro poderá está na rua, pois terá cumprido um terço dela.


Fonte: Blog do J Parente

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Justiça afasta Valfredo Marques (Séc. Meio Ambiente de Itaituba).


   Por meio de medida liminar, a Justiça de Itaituba afastou na tarde terça-feira(4), o secretário de meio ambiente, Valfredo Marques Junior. 

   Por enquanto não há informações mais completas, pois nem a Prefeitura, nem o secretário foram ainda citados sobre a decisão. Entretanto, o que se sabe é que o motivo é uma ação popular de autoria de José Lemos de Oliveira, mais conhecido como Tatá, dono do FRIVATA, contra o secretário por causa do imbróglio dos frigoríficos.

   Falei com o secretário há poucos minutos, quando ele me informou que acabara de sair de uma audiência com a MP tratando da conciliação entre as partes para tentar resolver o impasse do funcionamento dos frigoríficos.

   Tão logo seja citada, a Prefeitura de Itaituba, através da Procuradoria Geral do Município entrara com agravo no Tribunal de Justiça do Estado para derrubar a medida cautelar que afastou o secretário de meio ambiente.

Fonte: Jota Parente.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PREFEITURA FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA SERVIDORES DA PMI!

Prefeitura presta conta do 2º quadrimestre de 2014



   A Prefeitura de Itaituba apresentou na noite desta quarta-feira (29) em audiência pública na Câmara Municipal, a sua prestação de contas relativa ao segundo quadrimestre de 2014, com relatório de gestão fiscal, demonstrativo de despesa com pessoal, orçamento fiscal e da seguridade social.

   No evento se fizeram presentes Naya Fonseca procuradora do município, Sandra Aparecida coordenadora municipal de tributos, Uzalda de Miranda secretária de educação, Valfredo Marques secretário de meio ambiente, Keila Lopes da Controladoria Interna, entre outros, além dos Vereadores Luiz Fernando Sadeck o Peninha (PMDB) João Paulo Meister (PT) Maria de Pretinha (PSDB) e Wescley Tomaz presidente do legislativo municipal.


   Através de slides, o contador da prefeitura Augusto Nunes, apresentou detalhadamente a entrada e saída de recursos públicos referentes aos meses de Julho e Agosto de 2014. Os recursos com despesas foram na ordem de 110.704.734,15. Augusto Nunes destacou também que o município de Itaituba agora está adimplente, habilitado, portanto apto a receber recursos estaduais e federais através de convênio.


   Para o vereador Peninha, mesmo com algumas ressalvas em seus depoimentos, elogiou bastante o contador Augusto Nunes e a clareza das informações repassadas.


Sr. Augusto Nunes - contador da PMI
NOTA DO BLOG: A tão propalada TRANSPARÊNCIA do atual governo mais uma vez mostrou que é manipulada, pois a divulgação dessa prestação de conta, somente foi divulgada no blog da PMI no dia 29/10 e às 16h34, assim como a postagem acima, não informa que a Prefeitura gastou mais do que arrecadou. Também, o Contador não respondeu aos questionamentos do vereador João Meister (PT), sempre saindo pela tangente com respostas evasivas, principalmente, quanto ao provável rateio ao pessoal da Educação dos mais de R$6 milhões que há na conta. 
Quanto a gastar mais do que arrecada, o fato curioso é aonde a prefeita está gastando tanto dinheiro, pois merenda escolar é uma constante falta, fornecedores não paga, cortou as  férias e horas extras, além de não pagar a conta de energia elétrica de vários óprgãos da PMI. Mas está recebendo religiosamente a taxa de iluminação pública!!